Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

[Download] "Formação e Atuação de Professores em Educação Infantil: Processos Colaborativos de Pesquisa" by Lisane Anes Romero & Ana Luiza Ruschel Nunes ~ Book PDF Kindle ePub Free

Formação e Atuação de Professores em Educação Infantil: Processos Colaborativos de Pesquisa

📘 Read Now     📥 Download


eBook details

  • Title: Formação e Atuação de Professores em Educação Infantil: Processos Colaborativos de Pesquisa
  • Author : Lisane Anes Romero & Ana Luiza Ruschel Nunes
  • Release Date : January 21, 2018
  • Genre: Social Science,Books,Nonfiction,
  • Pages : * pages
  • Size : 3417 KB

Description

Reconhecer a pesquisa em educação, a produção de saberes e a formação inicial e continuada de professores privilegia pesquisa e formação. A investigação-ação colaborativa de concepção emancipatória fundamenta, orienta e organiza o trabalho educativo, tendo as suas ideias básicas na ciência educacional crítica, num processo de formação-pesquisa colaborativa pela investigação-ação. Produz-se conhecimento na universidade e na escola pela abordagem teórica e prática, suscitando estudos e problematizações. Uma práxis que contempla caminhos, as necessidades da ação profissional do professor da Educação Infantil e a produção do conhecimento na universidade. A educação dialógica problematizadora freireana e a educação histórico-crítica de Saviani são tidas como fundamentos para a profissionalização do professor e pesquisador da Educação Infantil sob a mediação da reflexão crítica ativa, frente aos problemas e dificuldades cotidianamente encontrados na formação e atuação na prática educativa infantil nas escolas. Nesse sentido, a obra encaminha-se para os estudantes e professores formadores de pedagogos(as) da Educação Infantil, dos campos de estágio e de metodologia de ensino e práticas articuladoras, bem como de metodologia da pesquisa. Igualmente a professores das escolas em contínua formação, que se interessem em desenvolver processos colaborativos na ambiência da educação escolar e em outros espaços e práticas institucionais, com processos colaborativos de investigação-ação emancipatória histórico-crítica, entendida como prática social, não apenas de intervenção e formação, mas de construção de saberes científicos. Considerar os professores em formação para atuar na Educação Infantil como protagonistas e coprodutores de saberes e da pesquisa em situações colaborativas, é um desafio. Este livro apresenta uma produção de conhecimento na pesquisa em educação e abre caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional de pesquisadores e professores para a formação e atua


Download Ebook "Formação e Atuação de Professores em Educação Infantil: Processos Colaborativos de Pesquisa" PDF ePub Kindle